(11) 2509-3160

Site survey

Por definição, “site survey” é uma metodologia aplicada na inspeção técnica minuciosa do local que será objeto da instalação de uma nova infra-estrutura de rede, na avaliação dos resultados obtidos com as melhorias da infra-estrutura existente ou mesmo na identificação e solução dos problemas de um sistema já em funcionamento.
Esse procedimento é realizado normalmente durante a avaliação do projeto, seja no levantamento da infra-estrutura necessária (dispositivos de conectividade, cabos, acessórios e outros), seja para a implantação de uma nova rede estruturada, instalação de equipamentos de rádio freqüência, redes wireless, etc, de forma a maximizar sua cobertura e eficiência, bem como reduzir os custos de investimento.
O site survey é uma ferramenta indispensável para detectar e ultrapassar problemas de performance após a implantação de uma nova infra-estrutura ou ampliação de uma rede.
Em quaisquer dos casos, o site survey pode ser utilizado para estabelecer métodos que permitam o remanejamento dos pontos de rede existentes pelo simples reposicionamento ou reconfiguração (no caso de redes estruturadas), ou ainda para a ampliação do número de pontos existentes e/ou aumento da cobertura da rede, adicionando-se novos Pontos de Acesso (no caso de redes wireless), cuja localização será obtida a partir dos resultados do levantamento da planta, das medidas de propagação em campo e das especificações de performance esperadas.
Durante a inspeção devem ser levantadas todas as condições técnicas do local da instalação, que inclui verificar a existência ou não de obstáculos que possam dificultar o lançamento do cabeamento ou o posicionamento de antenas, facilidades de pontos de energia, aterramento, ventilação, segurança, entre outros.
No caso específico das redes wireless, a inspeção deve contemplar ainda a análise de possíveis interferências de RF, níveis e condições de propagação do sinal, servindo como fonte adicional de informação para o projeto de localização dos Pontos de Acesso (AP’s).

Site Survey Indoor – Realizadas para identificar a localização e o número de estações base necessárias (cobertura e tráfego previsto). Os equipamentos utilizados são basicamente um notebook ou handheld, um Access Point e um cartão PCMCIA (no caso de se utilizar um notebook) ou Compact Flash (no caso de um handheld);

Site Survey Outdoor – Além da identificação e localização dos pontos de rede, consiste em verificar se existe visada direta com o(s) Ponto(s) de Acesso Remoto(s) ou se há algum tipo de obstáculo, além de medições de prumada e coleta de outras informações relevantes ao projeto.

Alguns cuidados devem ser tomados na execução do site survey para que a implantação da rede wireless ocorra satisfatoriamente. O profissional responsável pelo projeto precisa estar atento aos detalhes porque uma coluna não apontada na documentação da edificação pode causar problemas de cobertura quando se tratar de um projeto indoor. No caso de projeto outdoor é necessário dar uma atenção especial à etapa de instalação das antenas, verificação do aterramento e do sistema de pára-raios da edificação.

Caixa hermética

 

A caixa hermética tem como principal função a proteção dos componentes internos. Ela serve para abrigar o roteador wireless, ou também conhecido como rádio wireless, quando for feita uma ligação externa. A caixa hermética garante proteção ao roteador. Ela vai proteger o equipamento do sol e também da chuva.

Há várias vantagens em usar a caixa hermética, uma dessas vantagens é que você não precisará usar muito cabo coaxial, pois sua instalação é feita com cabos pigtail conectando a antena wireless.

Além da econômica com o cabo coaxial, que é um cabo caro, com o uso da caixa hermética você terá muito mais segurança em relação ao aparelho e menos de perda de potência, que é acarretada pela metragem do cabo.

ACCESS POINT

 

Access Point – N COLLECTOR

AccessPoint Wi-Fi para uso profissional, de alta performance, próprio para uso com coletores de dados, tablets, smartfones, voipfones, computadores desktop e equipamentos portáteis diversos. Com recursos de gerenciamento avançado, para coberturas de distâncias onde Access Points de baixo custo não conseguem alcançar. O ProAP NCollector oferece grande sensibilidade de recepção de sinal e alta potência de transmissão.

 

Access Point – PRO AP BSG+P

Access Point Wi-Fi para uso profissional, com robustez industrial de alta performance, próprio para uso em ambientes de dificil cobertura, com ou sem cabeamento ethernet. Para coberturas de pequenas a grandes distâncias, com alta sensibilidade de recepção de sinal e grande potência de transmissão, para uso com coletores de dados, equipamentos portáteis diversos e enlaces ponto a ponto ou ponto multiponto.

Potência: Até 1000mW (30dBm) e Gabinete: IP67 – A prova d’água, poeira, vapores, etc.

Entre em contato!